Caminhada Azoany

Foto: Senegambia

 

Agosto, mês de Obaluaiê e contra a intolerância religiosa.

A Caminhada Azoany (Omolu ou Obaluaiê) é um cortejo religioso que acontece no dia 16 de agosto. Marca secular do sincretismo entre o Candomblé e o Catolicismo expressa uma relação de afeto e de respeito entre as duas religiões. Adeptos do candomblé marcham em culto a Omolu compartilhando com os adeptos do catolicismo que reverenciam São Lázaro. Unidos contra a intolerância religiosa.

 

A celebração tem início com a missa na Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. O que identifica Omolu e São Lázaro? Ambos estão relacionados à cura e à saúde. Nos territórios de comunidades é fundamental a existência dos Promotores ou Agentes Comunitários de Saúde, cuja função é promover a saúde em todas as suas dimensões (humana, ambiental, espiritual) e contribuir para a prevenção de doenças. O agente de saúde, como Omolu e Lázaro, cuida de todos, sem discriminação. Mas são desvalorizados e também fazem manifestação paralela ao cortejo.

 

A intolerância religiosa, em um país laico como o Brasil, tem sido causadora de destruição. Terreiros de Candomblé tem sido violados e o preconceito religioso, junto ao racismo resulta em possíveis sofrimentos, perdas e adoecimentos. OMOLU É O ORIXÁ DO CUIDADO. “As pessoas que caminham, em sua maioria negras, são de religiões de matriz africana, que resolveram assumir a sua identidade religiosa e sair à rua para dizer: eu sou do Candomblé, e daí?” .

 

 

A FESTA PARA OMOLU

Foto: Senegambia

 

O orixá, essa festa em homenagem a Omolu é realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas, em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda. Atotô! (que significa silêncio) é a sua saudação. Obaluaiê é o dono da terra, aquele que abriu mão de tudo, correu o mundo e se compadeceu diante dos sofrimentos que viu e viveu ensinando que ter saúde é a maior riqueza. Guardião de grandes segredos, Omolu esconde-se sob uma veste de palhas-da-costa e por isso disseram que era velho, feio, com o corpo coberto de chagas. Não. Por sua beleza, luz e calor e extrema humildade decidiu não ofuscar ninguém se vestindo de palha para que o mistério o definisse. Omolu é sempre evocado para livrar as pessoas da doença, da peste e da fome, o pior de todos os males.

 

Sobre a loja

Somos um e-commerce de artes inspiradas na cultura afro-brasileira. Pôster de orixás, identidade afro-brasileira, signos e muito mais! Confira agora!

Social
Pague com
  • Pix
Selos

SENEGAMBIA81 - CNPJ: 36.193.433/0001-58 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail