Cosme e Damião

Arte: Senegambia

 

Cosme e Damião e Ibejis. Segundo o catolicismo, os irmãos gêmeos, Cosme e Damião, nasceram na cidade de Egéia (Arábia) há 2.000 anos. Estudaram na Síria especializando-se nas ciências e na medicina. Tornaram-se famosos pela competência e sucessos nos tratamentos, principalmente das crianças. Não cobravam nada e, como agradecimento, recebiam brinquedos e doces.

Na mesma época em que trabalhavam e ensinavam em nome de Jesus, o imperador Diocleciano (romano) lançou uma grande perseguição contra os cristãos. E o local onde os gêmeos viviam era dominado pelos romanos. Sendo assim foram presos sob a acusação de feitiçaria e de espalharem uma seita proibida pelo imperador que odiava os cristãos porque eles desprezavam os deuses romanos venerando apenas Jesus Cristo. Cosme e Damião foram duramente torturados. Reconhecidos mártires, e por alguns milagres, a igreja os canonizou no século VI. São considerados padroeiros dos médicos e farmacêuticos.

 

Arte: Senegambia

 

Arte: Senegambia

 

 

Na tradição Iorubá, Cosme e Damião são representados pelo Orixá Ibeji ou Ibejis, filhos de Iansã e Xangô, criados por Oxum.
Cosme e Damião são festejados no dia 27 de setembro quando, sob a influência das religiões de matrizes africanas, são distribuídos saquinhos contendo doces e pipocas,, um dia de muita alegria para as crianças que correm pelas ruas para ganha-los. Em muitas casas e terreiros é “dia de caruru”, comida feita com quiabo cortado, camarão seco e azeite de dendê.

 

Arte: Senegambia

Sobre a loja

Somos um e-commerce de artes inspiradas na cultura afro-brasileira. Pôster de orixás, identidade afro-brasileira, signos e muito mais! Confira agora!

Social
Pague com
  • Pix
Selos

SENEGAMBIA81 - CNPJ: 36.193.433/0001-58 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail